Todo psicólogo conduz a psicoterapia dentro de uma abordagem teórica especifica, isso é: as técnicas usadas para o atendimento são derivadas de estudos específicos realizados por grandes precursores. Como por exemplo, Freud, Beck, Rogers, entre outros.
Eu, Jordana, na psicologia me identifiquei com as ideias de Carl Rogers, portanto, a partir dos estudos deste teórico meu trabalho é conduzido no que ele chamou de Abordagem Centrada na Pessoa.
As principais características desta abordagem são: Foco no aqui e agora ( você é resultado do seu passado, trabalhamos ele no hoje), empatia, respeito pela singularidade de cada um, análise das escolhas e preservação da autenticidade do sujeito, ou seja, o psicólogo auxilia na construção de um ambiente onde o paciente possa ser quem ele é e lidar com suas verdades, suas dores, suas limitações e percepções de mundo.
Para esta abordagem todos temos uma tendência a buscar a melhora, porém em determinadas situações podemos estar perdidos em como fazer isto, e para tal, somente um ambiente de respeito e apoio faz com que possamos nos encontrar.
Mas cuidado heim! Este apoio, nada tem a ver com " passar a mão na cabeça" do paciente/cliente, e sim em ser firme inclusive nas falas que possam colocar a pessoa para refletir promovendo assim análise existencial.
Comentários